© 2020 by Bianca Dacosta

+33 0767027216

Diploma na Escola de Artes Decorativas de Paris em 2020 no setor de cenografia e atualmente é artista plástica no Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains.

 

Natural do Rio de Janeiro, Brasil, Bianca Dacosta desenvolve uma prática que faz parte da vivência do cotidiano, observando os fenômenos de ordem física e natural, persuasão pelo significado de nossos corpos. Ao fazer essa conexão, ela questiona a percepção do espaço, do corpo e da natureza. O movimento natural e orgânico presente nos elementos naturais o inspira a dar forma e ritmo a essas performances. Ela lida com a realidade, o que dá uma dimensão política às suas obras. Há referências explícitas à situação de desastre no Brasil, apesar da emergência climática que afeta a todos nós.

 

Ela se interessa por coisas invisíveis, coisas em transição, para questionar nosso tempo presente, a materialidade do que vivemos. O seu trabalho se constrói em torno dos lugares em que vive e se materializa um par de múltiplos dispositivos nos quais se misturam performance, fotografia, vídeo, escultura e instalação.