0000468500367.jpg

 © 2020 by Bianca Dacosta

+33 0767027216

Depois de uma formação em cenografia e artes no Rio de Janeiro, UNIRIO e Parque Lage, Bianca Dacosta realiza seu mestrado na École de arts décoratifs de Paris em cenografia e é atualmente aluna artista no Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains.


Artista de origem brasileira, Bianca desenvolve uma pratica que parte da experiencia do cotidiano para observar os fenômenos físicos e naturais percebidos pelos sentidos do corpo. Fazendo essa relação, ela questiona a percepção do espaço, do corpo e da natureza. Ela baseia uma parte essencial do seu trabalho na situação política, ecológica e histórica do seu país. De uma forma mais ampla a perspectiva de um colapso da humanidade reflete-se no seu trabalho em tentativas de se reconciliar com a natureza.


A sua prática utiliza de múltiplas técnicas passando por esculturas que se apropriam de objetos e materiais recuperados, cerâmicas e instalações que misturam vidéo, fotografia e performance. Mantendo uma forte ligação com a cenografia e a coreografia, ela mobiliza frequentemente o seu próprio corpo ou o de outros performers no seu trabalho, como forma de transmissão de memórias e intimidades, lugares de experiência sensível das relações de espaço, tempo e natureza.